Saúde em Dia
Alimentos ricos em vitamina C

Os alimentos ricos em vitamina C, como morango, laranja e limão, ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque contém antioxidantes que combatem os radicais livres, que em excesso favorecem a instalação de doenças.

A vitamina C deve ser consumida regularmente porque é um ótimo cicatrizante e facilita a absorção do ferro, sendo particularmente indicada no tratamento contra anemia. Além disso a vitamina C serve para facilitar a cicatrização da pele e melhorar a circulação sanguínea, sendo ótima para ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares como a aterosclerose, por exemplo.

Alimentos que contém vitamina C

Para aproveitar todos os benefícios da vitamina C presente no alimento, é recomendado consumir o alimento em sua forma natural, uma vez que o calor pode diminuir a quantidade de vitamina. Além disso, é sempre bom comer frutas ou sucos frescos.

Alimentos ricos em Vitamina C

Peso

Quantidade de Vitamina C

Energia

Pimentão amarelo cru

100 g

201,4 mg

29 calorias

Suco de laranja

248 g

124 mg

159 calorias

Morango fresco

152 g

86 mg

59 calorias

Mamão/papaia

140 g

86 mg

95 calorias

Kiwi

76 g

74 mg

40 calorias

Goiaba vermelha

100 g

73,3 mg

42,5 calorias

Melão-cantalupo

160 g

67,5 mg

48 calorias

Suco de tomate

242 g

67 mg

27 calorias

Manga

207 g

57 mg

133 calorias

Laranja

96 g

51 mg

44 calorias

Brócolis

92 g

37 mg

34 calorias

 

Dose diária recomendada de vitamina C

A quantidade diária de vitamina C recomendada varia de acordo com os hábitos de vida da pessoa. Para adultos saudáveis, a dose diária recomendada é de 65 mg, enquanto que para fumantes a quantidade é de 20 mg a mais por cada cigarro fumado, por exemplo.

Apesar disso, como a poluição e o uso de medicamentos podem interferir no processo de absorção e disponibilidade de vitamina C no sangue, a dose corrigida de vitamina C deve ser em torno de 120 mg por dia para adultos saudáveis, o que corresponde a um copo de suco de laranja.

Quando tomar vitamina C efervescente

A vitamina C efervescente é indicada principalmente para indivíduos que apresentam sintomas de falta de vitamina C, como sangramento fácil da pele e da gengiva, que são sintomas de escorbuto. A vitamina C efervescente também pode ser útil para:

  • Evitar e combater as marcas roxas que surgem na pele mesmo em pequenas lesões;
  • Acelerar a recuperação muscular em praticantes de atividade física e atletas, auxiliando a hipertrofia muscular;
  • Fortalecer o sistema imune, prevenindo gripes e resfriados;
  • Fortalecer as cartilagens porque ela promove a síntese de colágeno pelo corpo, prevenindo o enfraquecimento das articulações.

No entanto, pessoas saudáveis geralmente não necessitam da suplementação de vitamina C, porque ela é facilmente adquirida através da alimentação. Conheça todos os benefícios da vitamina C.

Como manter a vitamina C por mais tempo 

Para manter a vitamina C nos alimentos é importante não deixar as frutas, como morango, mamão, kiwi ou laranja sem casca em contato com o ar e expostas à luz por muito tempo, pois estes fatores podem diminuir a vitamina C presente no alimento. Assim, ao fazer suco de laranja ou abacaxi, é importante colocá-lo na geladeira em uma jarra escura e tampada para evitar que o contado do suco com o ar e a luz da geladeira. 

Fonte: https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-c/

 

Para melhorar sua experiência conosco, armazenamos cookies, ou seja, informações de navegação em nosso site. Para mais informações, leia nossa política de privacidade.  Ver a Política de Privacidade